Manutenção Corretiva

   Segundo a norma NBR-5462, a Manutenção Corretiva é efetuada após a ocorrência de uma falha ou pane, destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida. Ela é realizada com a finalidade de corrigir um defeito no equipamento ou máquina, para que ele possa cumprir o seu papel dentro do processo de produção, na qual pode ser emergencial ou programada, a diferença entre essas duas derivações faz parte da estratégia de manutenção.

   A Manutenção Corretiva é considerada o pior tipo de manutenção existente, mas depende da estratégia de manutenção usada para manter os ativos da empresa. Gráficos apontam que o custo da manutenção corretiva é alto, a execução da manutenção é demorada e o investimento necessário para realizar a manutenção é relativamente baixo. 

   O custo e tempo se tornam altos, porque na maioria das vezes ocorre uma falha durante o processo de produção, e causa a interrupção do processo ou redução da performance, onde acontece algo chamado lucro cessante, elevando os custos relacionados à manutenção.

  Realizamos manutenções corretivas de caráter emergencial ou programada, com o objetivo de minimizar os prejuízos de produção, atendemos seu problema no momento em que a necessidade ocorre, e disponibilizando equipamentos para não interromper o processo produtivo.

1/15