Manutenção Preventiva

A norma NBR 5462 define a Manutenção Preventiva aquela que são efetuadas em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.

As ações realizadas de forma prévia, com a finalidade de evitar que os equipamentos falhem durante o processo de produção são chamadas de manutenções preventivas. Então todas as atividades destinadas a prevenção de falhas, panes e quebras são encaradas como Manutenção Preventiva.

O objetivo principal da manutenção preventiva é elevar e garantir os índices de disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos. Na qual deve ser realizada de forma sistemática, de acordo com um plano de manutenção, quando atingir a frequência previamente definida para tal. Essa frequência pode estar atrelada ao tempo, à quilometragem, à produtividade, etc.

Manutenção Preventiva é um tipo de manutenção relativamente neutra em relação a outros planos. Pois os custo para manter um plano de manutenção preventiva na empresa é relativamente alto, pois é necessário ter um quadro maior de funcionários com capacidade técnica, manter um estoque de peças de reposição e insumos para atender ao plano e contabilizar as horas de paradas dos equipamentos para realizar as manutenções. O tempo para executar a manutenção é menor, pois o tempo é controlado e programado previamente a fim de otimizar cada atividade de manutenção. E o investimento é intermediário, pois precisa ser investido em pessoas, capacitação técnica da equipe, ferramentas, sistemas para controle da manutenção preventiva, etc.

Efetuamos manutenções planejadas nos equipamentos, programando as paradas, disponibilizando equipamentos para não interromper o processo produtivo e prolongar a vida útil dos equipamentos sem comprometer sua produção.

1/8